top of page
graficoArtboard 10.png

 Residência artística Vozes Agudas + Mirante Xique-Xique

Em dezembro de 2022 ocorreu a residência artística Vozes Agudas + Mirante Xique-Xique. A ação foi uma das premiação da Chamada 2022-2023 VoA para Artistas Mulheres e Pessoas Não Binárias, fruto da parceria entre o coletivo Vozes Agudas e o Mirante Xique-Xique, uma para-instituição localizada no município de Igatu, na Chapada Diamantina, que promove uma residência de pesquisa que une artes, meio ambiente, arquitetura e culinária, fundada pela dupla de artistas RodriguezRemor.

A artista Thaís Iroko (1992, Rio de Janeiro, RJ), inscrita na Chamada, foi escolhida para passar dez dias na Chapada Diamantina. Durante a residência, a artista produziu a tela "Minha terra tem mulheres que sempre hão de lutar", que retrata Maria Quitéria (1792-1853), figura histórica central para o Brasil e o estado da Bahia, e que foi exposta na mostra "Mulheres que mudaram 200 anos", na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. 

Mirante Xique-Xique

A Residência Mirante Xique-Xique, que fica em Igatu, na Bahia, acontece em uma pequena comunidade nas ruínas da antiga Xique-Xique, importante polo diamantífero do início do século XX no Brasil. Promove a pesquisa, produção, imersão e contato com a natureza junto a comunidade  e o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

bottom of page