NÚCLEO VoA 2022-2023

Azizi Cypriano.jpeg

Azizi Cypriano 
Rio de Janeiro, 1998

  • Instagram

É artista, escritora e pesquisadora. Trama poéticas e elabora estruturas relacionadas às epistemes ancestrais. Investiga na espiral do tempo as múltiplas formas de construir as coisas com as próprias mãos. Graduanda em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), já compôs diferentes grupos de formação em arte e mediação cultural. Mora e trabalha atualmente na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

foto - julia Luz.jpg

Julia Luz Saldanha
São Paulo, 1986

  • Instagram

De São Paulo, vive no Rio de Janeiro. É artista e pesquisadora.  Faz mestrado  no PPGAV_UFF. Em sua prática artística, desenvolve uma pluralidade de gestos e ações. Participou da Bienal En Resistencia (Guatemala) com o Projeto autoResidencia e da exposição Território Vento no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. É professora do curso Livrinho de artista no Parquinho Lage (Escola de Artes Visuais do Parque Lage). É integrante do coletivo Ateliê Desenhação e o G>E grupo maior que eu.

Mariana_Rodrigues_por_Jessica_Senra - Mariana Rodrigues.jpg

Mariana Rodrigues
São Paulo, 1995

  • Instagram

Nasceu em 1995 em Osasco. Caminhante, vive e trabalha no Mundo. Formada em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi. Sua prática pictórica abstrata está ligada ao estudo de práticas corporais e ancestrais de cosmovisão de matrizes afrikanas e do Antigo Kemet (Egito) nas quais corpo, mente e espírito são compreendidos como uma unidade. Para a artista, sua pintura é um ritual, resultado de muitos processos internos e espirituais. Integra o Movimento Nacional Trovoa.

Yawar Tupinambá - Olinda Muniz Silva Wanderley.jpg

Olinda Yawar Tupinambá
Bahia, 1989

  • Instagram
  • Vimeo

Nasceu na cidade de Pau Brasil, no Estado da Bahia, onde mora e trabalha. Formada em comunicação Social Yawar trabalha com cinema. Sua primeira exposição mais relevante Foi o filme fantasia/ ficção apresentado na exposição Vexóa em 2020 na Pinacoteca de São Paulo. Esse ano 2022 está com outra obra sendo exibida na Pinacoteca de São Paulo o filme Ibirapema, que foi o resultado da pesquisa Atos Modernos com curadoria de Horrana Santoz.   

SY GOMES BARBOSA (1) - sy.jpg

Sy Gomes
Ceará, 1999

  • Instagram

É uma travesti negra de 22 anos, nascida em Eusébio – CE. Neste território tem feito arte por pelo menos 5 anos. Música, performance, instalação , criação ritualística, produção cultural e musical, design e paisagismo estão entre suas obras/pesquisas. É formada em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Obcecada pela criação de novos mundos, vive na mutabilidade e atualmente se dedica a uma pesquisa visual chamada "receita para criar novas espécies” .